sexta-feira, 20 de maio de 2016

The 100 - Vale a Pena Conferir?

É evidente que nos últimos anos a temática de um mundo pós-apocalíptico onde a raça humana luta para sobreviver tem sido muito explorada e consumida em livros, filmes e séries (como Jogos Vorazes, a série Divergente, Maze Runner, The Walking Dead entre outros). E quase sempre são voltadas para o público jovem, sendo que o(a) protagonista se encontra inserido(a) dentro de um contexto onde ele(a) tende a ir contra o sistema para garantir sua sobrevivência e de seus companheiros.

                                                                       
                                                                           



The 100 não foge à essa linha de narrativa. Cerca de 97 anos no futuro, após uma imensa guerra nuclear que quase dizimou a população do planeta, o pouco que resta da raça humana vive no espaço, sobrevivendo dentro da Arca (um conjunto de doze estações espaciais formada em conjunto com os líderes mundiais da época). No entanto, o oxigênio presente na nave encontra-se escasso e mais uma vez a humanidade se vê diante de uma possível extinção.

Após uma grande reunião do Conselho, o Chanceler Theloneous aprova uma medida drástica para tentar salvar a população: Enviar 100 adolescentes considerados criminosos em direção à terra com a missão de conferir se o planeta já pode habitado novamente. E dentre esses adolescentes também se encontrava a jovem Clarke e o filho do próprio Chanceler (Wells Jaha), que apesar de não se encaixarem na descrição do restante, foram enviados do mesmo jeito (??).

Com um episódio piloto (MUITO) ruim a série começa aos trancos e barrancos, mas consegue apresentar os protagonistas e coadjuvantes de forma aceitável. Fica evidente que o foco no início permanece no relacionamento desses adolescentes e como fazem para sobreviver no mundo "novo" depois que descobrem que a Terra é habitável.

A tentativa de fazer com que seus personagens sejam caricatos e distintos um do outro falha miseravelmente nos primeiros episódios (com exceção da protagonista Clarke, que vai contra a maioria das atitudes tomadas pelos seus companheiros), mas consegue se sustentar e dar profundidade a eles conforme o enredo se desenvolve.

Mas é quando os caminhos do 100 se cruzam com os "Grounders" que a história tem uma melhora (IMENSAMENTE) significante. Ao descobrirem que não estão sozinhos na superfície da terra, todos os jovens sentem o peso e as consequências  real das atitudes tomadas por eles, então cabe a eles mesmos garantirem a ordem e o que fazer dali em diante. Ainda mais quando o número de Grounders é absurdamente maior do que os míseros 100.

Sendo assim, The 100 tem seu começo bem chato e massante, mas conforme o desenrolar do enredo acontece a série consegue encontrar seu tom e um melhor jeito de contar sua história.


Golias

Nenhum comentário:

Postar um comentário